GCMs de Itaquá fazem curso para adestrar cães no combate ao tráfico

A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio de seu Grupamento de Operações com Cães, realizou um treinamento chamado “Seminário de Faro (Cães de Detecção)”. O objetivo é auxiliar os Guardas Municipais a adestrar cães de detecção de odores, podendo ser empregado no combate ao tráfico de drogas e outras ações ilícitas como porte de arma ou captura de procurado.

O evento foi ministrado pelo fuzileiro naval, 1° SGT Roberto Cesar Gonçalves da Silva, do Rio de Janeiro, com quase 20 anos de trabalho com cães em sua instituição, e com diversas operações em seu currículo, como Copa do Mundo e Olimpíadas, utilizando cães da GCM para detecção de explosivos.

O secretário de Segurança, Alexandre Siqueira, destacou a importância da participação dos guardas nesta atividade.

“Montamos o nosso canil em Itaquá e agora estamos aprimorando os trabalhos, aplicando cursos e trazendo especialistas para nos passar suas experiências”, disse Siqueira.

O curso contou com a participação de membros de corporações de outras cidades como, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Rio Claro, Porto Feliz, Itu, Santos e soldados do Exército Brasileiro, agentes penitenciários do Presídio de Balbinos (SP) e oficiais do Grupamento de Resgate em Locais Perigosos do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *