Crianças da rede municipal de Itaquá passarão por avaliação bucal nas escolas

Passado o período de adaptação dos alunos durante o mês de fevereiro nas escolas municipais de Itaquaquecetuba, o projeto “Crescendo Sorrindo” será retomado em março com o objetivo de estimular entre as crianças a prática de hábitos saudáveis de escovação dos dentes e cuidados com a higiene bucal. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) e da Secretaria de Saúde.

O trabalho será feito por meio de orientações e atividades lúdicas, envolvendo todos os alunos do Sistema Municipal de Ensino. Em 2016 participaram do projeto os alunos da Educação Infantil VI (crianças com seis anos).

Para o prefeito de Itaquaquecetuba Dr. Mamoru Nakashima é muito importante trabalhar ações preventivas com os alunos da rede. “Aproveitar essa fase de troca da dentição é o melhor momento para trabalhar com as crianças os cuidados com a higiene bucal, pois é um momento em que elas aprendem tudo isso brincando”.

Durante programa, os alunos participam de ações educativas e preventivas, recebem orientação de dentistas e auxiliares e passam por avaliação odontológica, visando à prevenção de doenças, que é feita por meio de um estudo epidemiológico.

Por meio dessa ação, a Secretaria de Saúde faz um levantamento dos casos de cárie e outras doenças bucais, em seguida encaminha e monitora as crianças que apresentem necessidade de cuidado assistencial, para tratamento adequado. Tudo isso é feito com a autorização dos responsáveis, além de orientações que previnem e contribuem para melhoria da qualidade de vida da população.

Passada essa etapas, as equipes envolvidas no “Crescendo Sorrindo” ensinam os alunos a escovarem os dentes a utilizarem o fio dental da maneira adequada. Desde o jeito certo de colocar a pasta de dente e segurar a escova até fazer a escovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *