Itaquá aparece em 1º lugar no ranking estadual do “Time do Emprego”

Foto: Neirylene Cunha de Sena)
Foto: Neirylene Cunha de Sena)

Pelo segundo ano consecutivo, Itaquaquecetuba é destaque pelas ações desempenhadas pelo “Time do Emprego”. Desta vez, a cidade se destaca como a 1º colocada no Estado de São Paulo em número de turmas formadas e reinserção dos alunos no mercado de trabalho.

A meta estabelecida pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) para a cidade para o ano de 2014 era a formação de 16 turmas que foram concluídas de modo antecipado, já no mês de setembro.

Até o momento, cerca de 365 munícipes frequentaram estas classes e destes, 168 conseguiram vagas para trabalhos em diversas funções, na cidade e região. Isso representa 51% de aproveitamento destes munícipes no mercado de trabalho.

O anúncio do ranking estadual foi realizado esta semana durante o 7º Encontro Anual dos Facilitadores do Time do Emprego (Encontrão), ocorrido há poucos dias, na capital paulista e que contou com as presenças de diversos representantes dos municípios beneficiados com o programa. A cidade de Itaquaquecetuba foi devidamente representada pelos facilitadores Ednilson Rodrigues e Maria de Lourdes Souza.

Time do Emprego - Neirylene Cunha de Sena (2)

TIME DO EMPREGO Para quem ainda não conhece, o “Time do Emprego” é uma ação do governo estadual, por meio da Sert (realizada no município por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) que objetiva orientar e preparar o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

Os públicos-alvo são os trabalhadores desempregados maiores de 16 anos de idade ou jovens em busca do primeiro emprego.

Os conteúdos do programa serão desenvolvidos no decorrer de 12 encontros (sendo 01 por semana).

De acordo como programa, durante estas oportunidades, os facilitadores Ednilson Rodrigues e Maria de Lourdes Souza ministram orientações sobre elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego, gestão financeira, entre outras. Além disso, os participantes serão incentivados a conhecerem a si mesmos, assim como, suas competências e habilidades para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho.

O material didático (composto por mochila, apostilas, caderno etc) é oferecido gratuitamente.

Vale lembrar que esta semana aconteceu a formatura de cerca de 20 alunos do “Time do Emprego” no Jardim Itaquá e que há ainda outras 02 turmas em atividade, nos bairros do Jardim Caiuby e Vila Bartira.

DESTAQUE ANTERIOR Os municípios que tiveram os melhores resultados no “Time do Emprego” ao longo de 2013 foram homenageados pela Sert. Os três primeiros lugares ficaram com Marília, Santana de Parnaíba e Itaquaquecetuba, respectivamente. Foram 398 participantes em Itaquaquecetuba e, destes, 168 conseguiram se reinserir no mercado de trabalho. Com o terceiro lugar, Itaquaquecetuba realizou 21 Times, 5 a mais que a meta estabelecida para aquele ano.

Relacionadas

Leave a Comment