Itaquá Garden Shopping promove palestra sobre violência contra a mulher

Iniciativa será realizada no próximo dia 7 (terça-feira), em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha; palestra promete reunir 200 pessoas

A violência doméstica, apesar de muito debatida pela sociedade, ainda está presente não só na forma física, mas também na psicológica do ser humano. Esta ação, cada vez mais identificada, precisa ser discutida e denunciada. Pensando nisso, o Itaquá Garden Shopping, em parceria com a Ícone Empresarial, o Rotary Club de Itaquá e a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), realizará pela primeira vez uma palestra para debater o tema. A iniciativa, totalmente gratuita, está marcada para ocorrer no próximo dia 7 (terça-feira), às 10 horas, na praça de eventos do centro de compras e contará com palestrantes renomados na região. As vagas são limitadas.

Dentre os palestrantes convidados para debater o tema “Violência Doméstica”, a vice-presidente da Acidi, Valéria Guimarães Passos Marchione, realizará um bate-papo com o público sobre como “fugir do medo” de uma agressão e sair do problema. Valéria que é advogada, pós-graduada em Direito Social e especialista em Direito Previdenciário, também atua como secretária executiva da Apae de Itaquá. Ainda participam do debate a psicóloga Ingrid Marques e a assiste social Mirele Gama.

A advogada Maria Margarida Mesquita vai ministrar a palestra sobre a Lei Maria da Penha, que no próximo dia 7 completa 12 anos. Ainda no dia, o delegado de polícia responsável pelo Setor de Homicídios da região, Eduardo Boigues, estará presente para informar e conscientizar a mulher sobre seus direitos, leis que a protege e, principalmente, qual trabalho está sendo feito no município e região para combater este crime.

Para o superintendente do Itaquá Garden Shopping, Alexandre Botelho, a ação que acontece pela primeira vez no centro de compras é a oportunidade que os munícipes têm de se informar sobre um assunto de extrema importância. “Mais uma vez nós do Itaquá Garden Shopping estamos empenhados em apoiar ações como esta que resultem em melhorias na vida da população de Itaquaquecetuba e região. É de suma importância a presença dos moradores de Itaquá no evento para que possamos em sinergia gerar resultados positivos”, destaca Botelho.

De acordo com a diretora executiva da empresa Ícone Empresarial, Cida Móra, a palestra faz parte da semana de comemoração aos 12 anos de Lei Maria da Penha. “Queremos instruir a população, não só mulheres, mas também os homens, de como sair da violência, quem procurar após sofrer este crime e informar seus direitos que a Lei proporciona. Esperamos receber cerca de 200 pessoas. Outras palestras devem acontecer nos próximos dias no Garden”, afirma Cida.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha foi decretada pelo Congresso Nacional, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2006 e entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006.

O nome popular da lei uma homenagem à cearense Maria da Penha Maia Fernandes, principal ativista brasileira no enfrentamento da violência contra a mulher.

A farmacêutica ficou paraplégica após sofrer duas tentativas de homicídio por parte do marido, em 1983, e travou uma batalha de quase 20 anos para ver o seu agressor preso, influenciando a criação de um mecanismo legal para prevenir e reduzir esse tipo de violência, além de prestar assistência às vítimas.

Hoje, a Lei Maria da Penha é considerada pelas Nações Unidas a terceira melhor legislação do mundo no combate à violência contra a mulher.

Relacionadas

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.