Prefeitura de Itaqua cadastra catadores de lixo para criar cooperativa de reciclagem

catador

A Prefeitura de Itaquaquecetuba está fazendo um cadastro dos catadores de lixo da cidade. O objetivo do trabalho, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é criar uma cooperativa de reciclagem de lixo. Com isso, os catadores poderão sair da informalidade e aumentar o lucro.  O município, por sua vez, contará com um sistema de reciclagem mais eficiente.

“Nossa intenção é transformar os catadores em recicladores”, afirmou a secretária do Meio Ambiente, Regina Tanigushi.

Para isso, os catadores cadastrados pela Prefeitura passarão por uma capacitação. Logo após o cadastro, eles participarão de cursos de aprimoramento. Um deles será sobre o valor dos materiais que são encontrados no lixo. A intenção é aprimorar a separação dos objetos e garantir um rendimento melhor.

Outro cuidado será com a saúde e a segurança dos trabalhadores. Por isso, os catadores também terão aula de higiene pessoal. Nesse curso eles aprenderão como se prevenir dos riscos que o lixo oferece.

Por fim, o grupo selecionado pela Prefeitura receberá noções de como administrar um negócio. Esse será o último passo para criação da cooperativa de reciclagem. O lucro do trabalho será dividido entre os próprios recicladores. A  Prefeitura ainda avalia em qual terreno da cidade fará a instalação de uma usina de reciclagem. Duas opções são os bairros Vila Industrial e Pinheirinho. “Vamos levar em consideração a facilidade para os catadores”, disse a secretária.

Relacionadas

Leave a Comment