E.M. Vereador João Marques é a vencedora do Concurso Cultural Energias do Mundo

Quatro escolas municipais foram finalistas no Concurso Cultural Energias do Mundo. Foto: Rogério Telatin.
Quatro escolas municipais foram finalistas no Concurso Cultural Energias do Mundo. Foto: Rogério Telatin.

Quatro escolas municipais foram finalistas no Concurso Cultural Energias do Mundo, realizado pela EDP (Energias de Portugal) e a Casa Redonda Cultural com o apoio do Instituto EDP, são elas: E.M. Dr. Aristides Jacob Álvares, E.M. Vereador João Marques, Ver. Leolino dos Santos e Prof. Rui Alberto Pestana Henriques.

crédito - Rogério Telatin - a aluna da EM Vereador João Marques fala sobre a ideia de desenvolver a máquina

No dia 16 de dezembro, a EDP de Mogi das Cruzes entregou o troféu de primeiro lugar à escola municipal Vereador João Marques e o certificado de participação às escolas finalistas. A unidade se destacou no município com o trabalho Girando Energia. Os alunos reutilizaram materiais como madeira, parafusos, elásticos, ferro e uma minilâmpada e montaram uma máquina que utiliza energia mecânica. Os mentores do projeto foram premiados: a professora, Neuza Barbosa Coberio, ganhou um notebook e os dois alunos receberam, cada um, uma bicicleta. A secretária de Educação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, presente no evento, parabenizou a iniciativa e as unidades escolares pela dedicação e empenho.

crédito - Rogério Telatin  - a professora e o aluno da EM Vereador João Marques, com a máquina que utiliza energia mecânica
A professora e o aluno da EM Vereador João Marques, com a máquina que utiliza energia mecânica. Foto: Rogério Telatin

Participaram do projeto alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este concurso teve como objetivo ampliar os conhecimentos das crianças e adolescentes sobre o meio ambiente, no qual eles se expressam por meio da arte. Os trabalhos apresentados exploraram as técnicas de colagem, escultura, pintura, desenho e outras linguagens ligadas às artes visuais. As inscrições ocorreram no período de 11 de junho a 15 de setembro deste ano.

As escolas municipais participantes foram: Prof. Alceu Magalhães Coutinho, Dr. Aristides Jacob Álvares, Benedito Vieira da Mota, Engenheiro Chiozo Kitakawa, Vereador João Marques, José Piacentini, Ver. Leolino dos Santos, Professor Paulo Nunes, Profª Olívia Ap. da Silva Costa Guglielmo, Profª Roseli Aparecida Mendes, Prof. Rui Alberto

Foi realizada uma oficina, ministrada pela consultora Marisa Szpigel com os educadores das unidades escolares. Eles tiveram a oportunidade de experimentar uma nova relação com o espaço e o ambiente ao seu redor, criando trabalhos artísticos sobre o meio e levando esta ideia para a sala de aula, trabalhando com os alunos o tema Energias do Mundo: Energias do meu lugar. Ao final do encontro todos os participantes receberam certificado de participação e um kit educativo contendo: um guia do Educador com DVD, um guia do aluno e cartaz.

Para a secretária este projeto estimula a expressão cultural e artística no ambiente escolar, utilizando como eixo transversal o consumo consciente de energia e a preservação dos recursos naturais para um futuro sustentável.

Relacionadas

Leave a Comment