Símbolo da luta contra violência à mulher Maria da Penha vai ministrar palestra em Poá

Maria da Penha chegou a ficar internada por quatro meses devido a um tiro disparado pelo ex-marido, que a deixou paraplégica.
Maria da Penha chegou a ficar internada por quatro meses devido a um tiro disparado pelo ex-marido, que a deixou paraplégica.

Pela primeira vez na região do Alto Tietê, o símbolo da luta contra violência à mulher, Maria da Penha vai estar em Poá, no dia 16 deste mês, para ministrar palestra na Praça de Eventos. A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, traz esta personalidade que inclusive inspira e dá nome a Lei 11.340/06 que garante direitos às mulheres em caso de agressão e pune os agressores, para esta palestra aberta a população, a partir das 16h30.

Segundo informou a Secretaria da Mulher, o tema a ser abordado por Maria da Penha, será em relação aos ‘Direitos da Mulher’. Maria, que foi vítima da violência doméstica, também deve contar sua história.

A secretária da Mulher Aretha Marques, enfatizou que os interessados em assistir a palestra já podem retirar o convite na sede da Secretaria da Mulher, que está localizada na Rua Fernando Pinheiro Franco, nº 141, no Centro. “Ressalto que a entrada para a palestra é franca, porém peço que as pessoas retirem convite, até porque no dia acontecerão sorteios de brindes”, disse a secretária Aretha.

Além da palestra a ser ministrada pela Maria da Penha, outros dois importantes temas serão abordados – ‘Quando me amei de verdade’ por Vânia Nacaxe e ‘Gerando Falcões’, por Eduardo Lyra. De acordo com a secretária da Mulher, estas duas palestras vêm enriquecer ainda mais o evento, cujo foco é voltado para as mulheres, seus direitos e proteção. “A expectativa é para um produtivo encontro com a população, no qual serão passadas importantes informações”, frisou Aretha.

maria da penha_divulgacao
Maria da Penha estará em Poá no dia 16 de janeiro

 

Maria da Penha

Cearense de Fortaleza, Maria da Penha é farmacêutica bioquímica formada pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Hoje está aposentada.

Em maio de 1983 Maria da Penha foi vitimada por seu então marido com um tiro nas costas enquanto dormia que a deixou paraplégica. Ela se tornou um símbolo de luta contra violência com a mulher e ativista da causa.

 

Eduardo e Vânia

Eduardo Lyra, que também vai ministrar palestra, é jornalista, escritor e fundador do Instituto Gerando Falcões. Faz palestras em diversos locais e realiza trabalho social. No segundo semestre de 2014, a Secretaria Municipal da Mulher e Lyra formalizaram parceria.

Vânia Nacaxe é professora e facilitadora de cursos e trabalha com desenvolvimento do potencial humano, em desempenho de alto nível. Suas palestras são destinadas a mudar atitudes e comportamento.

 

Praça de Eventos

A Praça de Eventos, local das palestras, está situada na Avenida Antônio Massa, nº 150, na região central e será realizada no dia 16 de Janeiro a partir das 16h30.

 

Relacionadas

Leave a Comment