Biblioteca Móvel visita as escolas municipais em Itaquá

 

As crianças além da leitura dos livros participam das histórias contadas, pela monitora. Foto: Rogério Telatin.
As crianças além da leitura dos livros participam das histórias contadas, pela monitora. Foto: Rogério Telatin.

O micro-ônibus itinerante do Projeto Biblioteca nas Escolas já começou a visitar as unidades de período integral. A biblioteca conta com um rico acervo da literatura e esse ano traz uma novidade, para trabalhar com os pequenos, o projeto: Água, fonte de vida.  Os alunos participam de um ambiente intersubjetivo onde acontecem interações entre aluno-aluno e professor-aluno.

As crianças além da leitura dos livros participam das histórias contadas, pela monitora, a professora Fernanda de Almeida Biserra, que por meio dos contos, conscientiza os alunos sobre o uso da água, para não desperdiçar e zelar pelo planeta. As atividades de intermediação da leitura tornam o currículo mais eficaz e orientado para um melhor desempenho individual e coletivo na formação do futuro cidadão. Esse projeto também orienta a população, pois as crianças são multiplicadores, orientam os pais em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida, com uma visão ampla dos atuais problemas que o mundo vem enfrentando com relação à falta de água.

As crianças além da leitura dos livros participam das histórias contadas, pela monitora. Foto: Rogério Telatin
As crianças além da leitura dos livros participam das histórias contadas, pela monitora. Foto: Rogério Telatin

Para a equipe pedagógica é fundamental para a criança compreender o universo lúdico, onde estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, principalmente no ensino-aprendizagem. As escolas municipais de período integral são: Village, Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, Vice-Pref. Alfredo Gonçalves F. da Silva e Ver. Augusto dos Santos.

Para o secretário de Educação, Ronaldo Nava, os projetos são fundamentais para a criança obter conhecimento e formar sua personalidade, recriar situações do cotidiano, se expressar e desenvolver suas habilidades de criação, instrumentos necessários para a consolidação da cidadania.

Relacionadas

Leave a Comment