Em Itaquá PM apresenta grande aumento de atividades repressivas ao crime

35º Batalhão apresenta grande aumento de atividades repressivas ao crime no 3º Trimestre de 2017

 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apresentou em 08NOV17, numa Reunião envolvendo Comandantes e Delegados do Alto Tietê, estatísticas que comprovam as atividades policiais militares e civis nas áreas.

O período de análise foi o 3º Trimestre do ano de 2017, onde no tocante à “Produtividade Policial”, o destaque foi o 35º Batalhão de Policia Militar de Itaquaquecetuba.

Cidade populosa e com grandes problemas de estrutura socioeconômica, o que afeta a população no tocante aos crimes contra vida e patrimoniais, fez com que o 35º Batalhão estipulasse estratégia junto aos Policiais Militares no sentido de se aumentar as atividades de “combate ao crime”, uma das missões institucionais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Para que se continue esse trabalho exitoso, o comandante da PM em Itaquaquecetuba solicita que a população utilize o fone 181 do Disque Denuncia. Muito do êxito das ações militares policiais se deve à contribuição da população da cidade.

Também o êxito se deve ao trabalho conjunto com a Polícia Civil local e Guarda Municipal de Itaquaquecetuba, pois todas as forças de segurança locais estão irmanadas na defesa da população da cidade.

Os números oficiais da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da SSP concernente ao 35º Batalhão de Polícia Militar são os seguintes:

Período de análise: 3º Trimestre de 2017 comparado ao 3º Trimestre de 2016.

  1. A) Número de pessoas presas em flagrante delito na cidade no trimestre julho, agosto e setembro 2017:

202 pessoas presos contra 168 no mesmo período de 2016.

*são prisões “no momento” do crime consumado ou em consumação. São as ações de maior atenção à denúncias do 190-Emergência e/ou investigações efetuadas pela própria Polícia Militar a partir do Disque Denuncia que propiciaram esses números expressivos.

Das 202 pessoas presas, há grande número de infratores a bordo de veículos roubados, infratores em ação de roubo a pessoas, estabelecimentos comerciais, furtos a residência e outras modalidades criminosas.

  1. B) Número de pessoas presas por mandado judicial no trimestre julho, agosto e setembro 2017:

35 pessoas presas em 2017, sendo 20 em 2016.

** A Polícia Militar é somente parte do grande Sistema de Justiça Criminal. Quando o Poder Judiciário expede mandado de prisão por sentença condenatória ou por prisão preventiva ou temporária, cabe à Policia Militar o devido cumprimento a fim de se fazer cumprir as Leis.

Os números são frutos do resultado de abordagem e ações positivas em defesa da população.

  1. C) Número de infratores apreendidos (adolescentes) no trimestre julho, agosto e setembro 2017:

Houve, no trimestre, um salto com relação ao mesmo período de 2016, um aumento de 42 para 48 adolescentes apreendidos.

Infelizmente em nossa cidade, há forte presença de adolescentes em atividades criminosas, seja a bordo de veículos roubados, seja em roubos ou tráfico de drogas.

  1. D) Número de armas de fogo ilícitas recolhidas das ruas da cidade no trimestre julho, agosto e setembro 2017:

No período os Policiais Militares em ações de averiguação e combate ao crime apreenderam e retiraram das ruas 23 armas de fogo ilícitas, aptas ao crime de homicídio.

  1. E) Número de veículos recuperados no trimestre julho, agosto e setembro 2017:

Um dos grandes problemas criminais da cidade de Itaquaquecetuba é o roubo de veículos. Há uma estratégia diária de mapeamento e direcionamento de Patrulhas da PM nos locais de incidência.

A Polícia Militar orienta as pessoas que ao se depararem com roubo de veículos, que imediatamente liguem no fone 190. Assim as chances de recuperação imediata do veículos aumenta.

Muitos são os casos de infratores presos a bordo de veículos roubados momentos antes, a partir de ligações de pessoas que visualizaram o crime de roubo.

No trimestre analisado, os veículos recuperados saltaram de 246 em 2016 para 341 veículos recuperados. Número expressivo, resultado do trabalho diário de “patrulha” nas ruas da cidade de Itaquaquecetuba.

Isso representa um grande serviço às vítimas, pois há inúmeros casos (maioria) de famílias que não podem contratar uma seguradora e a entrega dos carros após localização pela Policia Militar vem trazer um mínimo de conforto ao trauma sofrido. É grande o esforço de nossos Militares em localizar e avisar as vítimas que tiveram seus veículos roubados ou furtados.

Trabalhos do 35º Batalhão continuam todos os dias:

A gestão de recursos do Batalhão de Polícia Militar para a segurança da população de Itaquaquecetuba é diário, 24 horas.

Há muito a se fazer no sentido de se controlar os indicadores criminais.

O fim de ano está chegando e a Polícia Militar melhorará a presença de Militares em Patrulhas nas áreas comerciais. Cabe a nós buscar uma melhor qualidade de vida para a população, fazendo com que o comércio em geral se desenvolva e progrida em segurança, a fim de prosperar a economia de Itaquaquecetuba e gerar empregos na cidade.

A tropa da Polícia Militar na cidade está motivada e estamos fazendo esforço de conversações junto ao Governo Municipal a fim de que se atualizem os pagamentos do “Pro Labore”, fruto de um convênio entre a SSP e Prefeitura de Itaquaquecetuba. Isso é muito importante para nossos Policiais Militares, além de se aumentar a confiança no Governo Municipal.

Há necessidade de que a população e a Polícia Militar estejam juntas e para isso “nossas portas estão abertas”.

É importante que Associações, Diretores de Escolas, Párocos e Pastores nos procurem ou nos solicitem para palestras e estreitamento de laços, para um trabalho em conjunto. Os CONSEGs são ferramentas importantes para o conhecimento dos Policiais Militares e para conhecimento dos problemas que afligem as comunidades da cidade.

Nosso desafio para Outubro, Novembro e Dezembro será o controle dos homicídios a fim de buscar sempre mais uma cidade segura e respeitada, além do controle de roubos a veículos.

Anderson CALDEIRA Tenente Coronel Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar

 

 

Relacionadas

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.