Diversos moradores da cidade tem reclamado que sua linha telefônica está muda há mais de 15 dias, sempre que ligam na Vivo a desculpa é a mesma, roubo de cabos, problema técnico entre outros. Chega de passar horas fazendo reclamação na Vivo e não ter nenhuma solução, reclame diretamente na ANATEL.
Como consumidor de serviços de telecomunicações, você tem o direito de registrar, junto à Anatel, reclamações contra as operadoras de serviços quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações.
Para registrar sua reclamação siga os passos:
1. Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.
A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso. Assim, em caso de dúvida ou reclamação, sempre fale primeiro com a operadora.
Importante: exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.
2. Se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido.
Canais de contato para registrar sua reclamação:
Por telefone ligue para o número 1331 ou 1332
Via Internet: Click aqui
ou Através do aplicativo disponível para download
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.anatel.consumidor
IOS https://itunes.apple.com/br/app/anatel-consumidor/id1006860103?mt=8
Windows Phone: https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/anatel-consumidor/9wzdncrd8f0g
Utilize o aplicativo “Anatel Consumidor” para registrar e acompanhar reclamações, pedidos de informação e sugestões, por meio de seu celular ou tablet.
3. Aguarde e acompanhe o prazo de cinco dias úteis para resposta.
Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331. Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação, quando indicado.
4. A operadora não respondeu ou a resposta não foi adequada? Volte a entrar em contato com a agência.
Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.