Instituto Itaquareia promove oficinas de educação ambiental

Ação ocorre durante o mês de julho e atende crianças e jovens com oficinas temáticas que buscam conscientizar em atitudes pequenas que possam melhorar o meio ambiente

Sempre sucesso em suas ações de incentivo a hábitos sustentáveis e educação ambiental, o Instituto Itaquareia promove mais um de seus projetos neste mês. Por meio do projeto “Eco Agentes de Olho no Meio Ambiente”, subsidiado pela empresa Itaquareia, a iniciativa realizará oito oficinas de educação ambiental na sede do instituto Itaquareia, em Itaquaquecetuba, durante todo o mês de julho, atendendo 28 crianças e jovens entre 8 e 14 anos.

Com inscrições encerradas e vagas esgotadas, o projeto do Instituto Itaquareia visa conscientizar o jovem em atitudes pequenas que possam melhorar o meio ambiente. A primeira oficina, já realizada no último dia 3, previu a construção de um Mapa Mental em que as crianças puderam elencar temas prioritários para que fossem abordados nas demais oficinas, são eles: ‘Poluição’; ‘Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva’; ‘3R’s da Sustentabilidade e Compostagem’; ‘Importância da Água’; ‘Energia e Tecnologia’; ‘Abandono de Animais’; ‘A importância das Árvores’; e ‘Conheça Itaquareia’.

As oficinas do Instituto Itaquareia ocorrem as terças e quintas-feiras e são ministradas por biólogos e voluntários estudantes do curso de pedagogia e Gestão Ambiental, com duração de duas horas por dia, sendo sempre os primeiros 30 minutos teóricos e os demais com aulas práticas.

Para Flávia Casali Rossi, bióloga e coordenadora de projetos socioambientais do Instituto Itaquareia, o projeto foi bem aceito nos locais em que foi realizado. “O projeto ‘Eco Agentes’ está sendo realizado pela terceira vez, sendo a segunda no Jardim Nova Itaquá, em Itaquaquecetuba. É importante para mostrar aos jovens que eles podem, juntos, ajudar para que o bairro deles não apresente alguns dos problemas ambientais apontados no mapa mental”, concluiu.

Sobre o Instituto Itaquareia

Presente nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Guararema, Santa Isabel, Mauá, Caieiras e Bofete, o Instituto Abaré Itaquareia congrega as ações de responsabilidade socioambiental de suas mantenedoras, desenvolvendo ações focadas na sociedade, principalmente nas comunidades que vivem no entorno das empresas mantenedoras. Foi criado em dezembro de 2010 com a missão de contribuir com suas mantenedoras – Areia Nova, Comercial Ibiaçu, Itacomix, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedreira Sargon e Ultramassa, atuantes nos setores de mineração, construção civil e loteamentos – na conquista da licença social, promovendo a conscientização socioambiental de seus colaboradores e da comunidade.

Crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar gratuitamente de diversos projetos inseridos em sete programas: “Abaré Sustentável”, “Abaré Ensina”, “Abaré em Ação”, “Conheça”, “Abaré Solidário”, “Abaré para todos” e “Abaré Colaboradores”. Todos patrocinados pelas empresas mantenedoras.

Relacionadas

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.