Lucas do Liceu quer ampliar vagas e cursos das Fatecs e Etecs do Alto Tietê

Diante do atual cenário de desemprego e crise, Lucas do Liceu aposta na educação e cursos profissionalizantes para gerar emprego e renda

Para romper com o atual ciclo de desemprego e crise, o educador e candidato a deputado estadual Lucas Costa, o Lucas do Liceu, quer cobrar do governo do Estado a ampliação nas vagas e cursos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Ele acredita que a inclusão de jovens e adultos em cursos destas instituições poderão ajudar na redução de dois indicadores imprescindíveis para o desenvolvimento regional: desemprego e violência.

Lucas do Liceu lembra que o acesso a cursos profissionalizantes, técnicos e ao ensino superior tem esta dupla função e que este tipo de medida pode ajudar a solucionar de uma única vez esses dois problemas que afligem a nossa população.

Para aplicar a medida o candidato defende que o Centro Paula Souza e a Secretaria de Estado de Educação deveriam levar como premissa as questões regionais na hora da ampliação dos cursos da instituição.

“Precisamos dialogar com os órgãos competentes para destacarmos que temos em Itaquaquecetuba e na região do Alto Tietê uma economia bem diversificada. Partindo desta premissa, devemos pensar em uma formação profissional diversificada que garanta empregabilidade e cidadania para nossos jovens e os adultos que buscam melhorar suas capacidades profissionais”, explica.

Ampliação de vagas

Outra cobrança de Lucas do Liceu deve ser a ampliação nas vagas das instituições para que elas consigam garantir o acesso dos milhares de jovens que concluem o ensino médio na cidade e na região.

“Precisamos sim melhorar o ensino médio, o ensino fundamental, etc, mas precisamos urgentemente dar total atenção ao ensino técnico e superior, pois só concluir o ensino médio nada, muitas vezes, garante aos jovens e um curso superior ou técnico pode ser a garantia de um emprego, estágio e vai manter este jovem de uma vez por todas longe do assédio das más companhias, das drogas e da criminalidade”, finaliza.

Perfil

Nome completo: Lucas de Assis Costa

Idade: 38

Estado Civil: Solteiro

Formação: Formado em Administração Pública e formando em Direito

Profissão: Educador

Biografia política: Em 2012, em sua primeira eleição, foi o 33º vereador mais votado na cidade com quase 1129 votos. Dois anos depois, foi candidato a deputado estadual e obteve quase 2740 votos sendo, inclusive, o sexto candidato ao cargo mais bem votado na cidade. Na eleição passada, voltou a se candidatar a vereador foi o segundo mais votado na cidade com 2711 votos.

Relacionadas

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.