População poderá monitorar as chuvas em Itaquá

Os aparelhos serão instalados em sete bairros diferentes. Foto: Osvaldo Birke
Os aparelhos serão instalados em sete bairros diferentes. Foto: Osvaldo Birke

A Prefeitura de Itaquaquecetuba vai instalar sete pluviômetros automáticos na cidade. Os aparelhos possibilitarão a Defesa Civil fazer um acompanhamento mais preciso das chuvas no município, podendo detectar locais que enfrentam situação de emergência e planejar ações preventivas.

Os moradores poderão monitorar através do site da prefeitura. Foto: Osvaldo Birke
Os moradores poderão monitorar através do site da prefeitura. Foto: Osvaldo Birke

Os pluviômetros serão conectados aos computadores de Defesa Civil, de modo que a leitura seja feita instantaneamente. Os aparelhos estão em fase de instalação. A intenção é que dentro de 40 dias esteja disponível também um link no site da Prefeitura, para que a população também possa acompanhar a situação das chuvas.

“Todos poderão saber em qual região está chovendo mais, a intensidade da chuva e para onde ela está se deslocando. Desse modo será mais fácil planejar ações para se proteger”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Kleber Conceição. A leitura feita pelos pluviômetros será acompanhada também pelas Defesa Civil do Estado.

Os aparelhos serão instalados em sete bairros diferentes: Centro (sede da Defesa Civil), Jardim Luciana, Parque Dirce,  Parque Scafidi, Jardim Joseli, Maragojipe e Manoel Feio. A vinda dos pluviômetros só aconteceu graças a um convênio firmado entre o município e o Ministério da Integração.  Pluviômetros automáticos possibilitarão a população monitorar as chuvas em Itaquá.

Relacionadas

Leave a Comment