Prefeitura interdita área utilizada em crime ambiental

Crime Ambiental - Estrada do Corredor (3)

A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou uma operação para flagrar um crime ambiental que acontecia em uma área localizada na Estrada do Corredor no bairro do Perobal.

Na última segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu uma denúncia de que vários caminhões estariam entrando na área e despejando resíduos de origem ainda desconhecida com forte odor e com aparência de lodo.

Foram deslocadas equipes do Meio Ambiente, Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil Ambiental até o local, onde constataram a existência de três buracos que foram cavados para o despejo além de dois lagos que estavam sendo completamente cheios irregularmente com o lodo despejados pelos caminhões. Ainda foram encontrados várias espécies de peixes mortos nos lagos e animais silvestres presos em uma gaiola.

Crime Ambiental - Estrada do Corredor (4)

Segundo a Secretaria de Meio Ambiental, foram encontradas no local, quatro máquinas usadas para terraplanagem que pertence a empresa Contern, que presta serviços nas obras do Rodoanel Leste, sendo duas esteiras, uma retroescavadeira e uma escavadeira de grande porte. Uma parte da área é de propriedade particular e a outra pertencente a FURNAS – Centrais Elétricas e é considerada uma APP (área de proteção ambiental), para a execução de qualquer movimentação de terra seria necessário a autorização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)

Crime Ambiental - Estrada do Corredor (2)

Após a confirmação de ser um crime ambiental, a Fiscalização de Posturas embargou local, encaminhou o responsável pela obra para a Delegacia de Polícia central, posteriormente os responsável terão que cumprir um termo de ajuste de conduta (TAC) e a recuperação da área, além de multas que serão revertidas ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba.

Relacionadas

Leave a Comment