Prefeitura investe em parceiras com a população para combater enchentes

Defesa Civil e Sec de Obras (2)

A Prefeitura de Itaquaquecetuba conta com uma aliada importante para evitar estragos causados pelas enchentes: a própria população. A administração municipal está investindo em parcerias com moradores e empresas para realizar um trabalho de prevenção e combate aos danos causados pelas chuvas. Ontem, uma força tarefa – formada por representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Obras e de Planejamento –  visitou uma indústria têxtil localizada no bairro Vila Bartira e que sofreu prejuízos com o temporal que atingiu o município na semana do Reveillon.

O objetivo da Prefeitura foi dar suporte técnico a empresa, que conta com mil funcionários e está instalada no município há mais de 20 anos. O secretário de Obras, Roberto Kimura, o diretor de Planejamento Terrestre, Gelson Ginetti, e o coordenador interino da Defesa Civil,  Kleber Conceição, percorreram as instalações da fábrica e analisaram de perto os prejuízos causados pelas chuvas. Os vereadores Wilson Pirata, Adriana Felix e Rolgaciano acompanharam a vistoria. “A Prefeitura vai dar todo o suporte a quem sofreu prejuízos com as chuvas”, afirmou Kimura.

Defesa Civil e Sec de Obras (3)

A empresa têxtil está localizada em um terreno de 45 mil metros quadrados localizado ao lado do córrego Três Pontes, que transbordou e inundou o local. Os técnicos da Prefeitura deram algumas sugestões para evitar novos prejuízos. “Sugerimos a construção de um muro de arrimo ou a colocação de bombas para retirar a água. Mas, quem decide é a empresa, já que se trata de uma propriedade particular”, disse Gelson.

Defesa Civil e Sec de Obras (7)

De acordo com os diretores da empresa, o problema acontece porque a vazão do córrego diminui muito quando passa por baixo de uma ponte da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A Prefeitura já solicitou uma audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, responsável pela CPTM, para tratar do assunto.

Bairros

Nos bairros onde há maior risco de enchentes foram instalados os chamados NUDECs (Núcleos de Defesa Civil). Os moradores que manifestaram desejo de participar receberam treinamento dado pela Defesa Civil Municipal. “Essas pessoas aprenderam a identificar os sinais de riscos das enchentes, como uma rachadura na parede ou o início de um deslizamento”, afirmou Kléber Conceição.

A principal função dos voluntários que atuam no NUDEC é avisar a Defesa Civil com a maior antecedência possível sobre as ocorrências. É o caso de dona Doraci, que mora nos bairros Mascarenhas e participa do projeto. Com um colete da Defesa Civil, ela faz a fiscalização constante do local. “Pra mim é um orgulho fazer esse trabalho. Ajudo minha família e meus vizinhos”, declarou.

O coordenador interino da Defesa Civil lembrou que o trabalho de conscientização é outro ponto importante do projeto. “A Prefeitura faz a limpeza dos córregos, mas a manutenção fica por conta dos moradores, que não deve jogar lixo”, declarou. Atualmente, dez bairros da cidade contam com um NUDEC. A intenção da Defesa Civil é aumentar esse número para 40 até o fim do ano.

 

Foto: Osvaldo Birke

Relacionadas

Leave a Comment