Projeto Nascer Feliz aborda “Direitos de Família”

Palestra Gestantes 20-10-14 (7)
Projeto Nascer Feliz aborda “Direitos de Família”. Foto: Osvaldo Birke

“Direitos de Família”. Esse foi o tema abordado durante o encontro de gestantes realizado nesta segunda-feira, dia 20, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marengo. A ação faz parte do projeto “Nascer Feliz” criado pela Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, e do Fundo Social de Solidariedade. Pensão alimentícia, herança e o registro do bebê foram alguns dos assuntos abordados pela advogada e secretária de Políticas para Mulheres, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa.

“A criança tem seus direitos resguardados desde a sua geração na barriga da mãe. É importante que as gestantes tenham esse conhecimento para que recebam todo apoio necessário durante esse período”, apontou Fabiana.

O fotógrafo Osvaldo Birke também participou da atividade e deu seu testemunho como pai, falando sobre a importância de manter o diálogo com a mãe para que a criança cresça em um ambiente de harmonia, independente da relação dos pais.

“Acredito que entrar na justiça seja necessário só em último caso. Eu e a mãe da minha filha não ficamos juntos, mas temos uma relação de amizade e nunca foi preciso que ela tomasse essa atitude”, disse.

Palestra Gestantes 20-10-14 (3)
Projeto Nascer Feliz aborda “Direitos de Família”. Foto: Osvaldo Birke

Desenvolvido com objetivo de orientar as futuras mamães sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gestação, da amamentação e ainda o planejamento familiar, a projeto “Nascer Feliz” prevê encontros mensais entre as gestantes atendidas na UBS Marengo.

Esse já e o segundo de um total de cinco previstos. O próximo será no dia 24 de novembro, a partir das 11 horas. Além da UBS Marengo, o posto de saúde do Jardim Paineiras também receberá a mesma ação. A expectativa e levar essa iniciativa para todas as unidades básicas já no ano que vem.

As gestantes (que estão entre o quinto e oitavo mês apenas) que participarem de todas as palestras receberão no encerramento do encontro um enxoval para o bebê, que inclui cobertor, casaquinhos, fraldas, travesseiro, entre outros itens para recém-nascidos.

 

Relacionadas

Leave a Comment