Rebelião na Fundação Casa de Itaquá deixa feridos, diz entidade

O tumulto aconteceu por volta de 13h30 desta terça-feira (14). Foto: Reprodução Tv Diário
O tumulto aconteceu por volta de 13h30 desta terça-feira (14). Foto: Reprodução Tv Diário

A Polícia Militar e uma equipe da corregedoria da Fundação Casa controlaram uma rebelião em uma das unidades da entidade em Itaquá, na tarde desta terça-feira (14). A Fundação Casa informou que seis funcionários ficaram feridos durante a contenção da rebelião. De acordo com a entidade, os ferimentos foram leves e todos passam bem. Por volta das 16h30, a Fundação Casa informou também que dois adolescentes ficaram feridos. Segundo a entidade, eles receberam atendimento de uma equipe médica no local e passam bem.

Segundo o sargento Ijaquison de Souza Coutinho, da 2ª companhia do 35º Batalhão, o tumulto na unidade, localizada no bairro Perobal, começou durante uma briga entre os internos na aula da tarde. Coutinho disse que dois funcionários foram feitos reféns. A Fundação Casa, porém, não confirmou que havia trabalhadores reféns.

Um corregedor da Fundação Casa esteva no local. “Fomos acionados por causa de um desentendimento entre os adolescentes por volta das 13h30. Isso gerou um tumulto dentro da unidade. A PM entrou e os servidores que trabalham no local conversaram com os adolescentes e a situação foi contornada”, explicou o  corregedor Luís Philipe de Oliveira. Ele disse ainda que uma  sindicância será instaurada para apurar o que provocou a briga e quem participou do tumulto. Segundo a entidade, nem todos os internos participaram da rebelião.

De acordo com a Fundação Casa, a unidade tem capacidade para 64 internos e atualmente abriga 62 jovens.

A unidade tem capacidade para 64 internos e atualmente abriga 62 jovens. Foto: Reprodução Tv Diário
A unidade tem capacidade para 64 internos e atualmente abriga 62 jovens.
Foto: Reprodução Tv Diário

Confira abaixo a nota enviada pela Fundação Casa na íntegra:

“A Corregedoria Geral da Fundação instaurou sindicância para apurar um princípio de tumulto ocorrido no CASA Itaqua, que fica na cidade de Itaquaquecetuba, Região Metropolitana de São Paulo, na tarde desta terça-feira (14 de abril).

Por volta das 13h30, um grupo de adolescentes se envolveu num princípio de tumulto. Houve a necessidade de contenção e seis servidores ficaram levemente feridos. A situação foi controlada às 14h30 pelos próprios funcionários.

A Polícia Militar foi acionada para dar apoio externo. Não houve fuga. Os adolescentes envolvidos passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas. O Judiciário e os familiares dos adolescentes serão informados da ocorrência.”

 

 

Fonte: G1

Relacionadas

Leave a Comment