Simulado de acidente pára o Centro de Itaquá

Simulação de acidente no centro de Itaquá / Foto: Osvaldo Birke
Simulação de acidente no centro de Itaquá / Foto: Osvaldo Birke

O Centro de Itaquaquecetuba parou para ver a simulação de um atendimento à vítima de acidente de trânsito, realizada nesta terça-feira (23), pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Transportes. O treinamento foi realizado na Praça Padre João Álvares (a Praça da Matriz) e fez parte da campanha de conscientização que está sendo desenvolvida pela Prefeitura em comemoração a “Semana Nacional do Trânsito”.

Com celulares nas mãos, muitas pessoas se aproximaram para registrar a movimentação. Eles foram atraídos pelo grande aparato mobilizado para a simulação. Ao todo seis viaturas (sendo quatro do Departamento de Trânsito e duas do Bombeiro), duas motos e 20 pessoas (entre bombeiros e agentes do Trânsito), fizeram parte do treinamento. O objetivo foi salvar uma vítima que estava presa nas ferragens de um carro.

Simulação de acidente no centro de Itaquá / Foto: Osvaldo Birke
Simulação de acidente no centro de Itaquá / Foto: Osvaldo Birke

O treinamento começou já com o chamado de socorro. Os bombeiros e o trânsito tiveram  que se esforçar para chegar o mais rápido possível no local do acidente. “O Departamento de Trânsito é  o primeiro a chegar. Nossa função é bloquear ruas, parar os carros e abrir caminho para viatura do Bombeiro chegar ao local”, afirmou o secretário de Trânsito, Dalton Luiz Dename.

O Corpo de Bombeiros chegou ao local  com um caminhão bomba (que combate incêndios) e uma unidade de ambulância (do serviço 193).  A agilidade dos profissionais foi colocada a prova no momento de retirar a vítima do carro, que teve a porta cortada com uma serra elétrica. “Após o chamado temos a chamada ‘hora de ouro’, que é tempo que precisamos agir para salvar a vítima”, declarou o sargento Vanderlei Mota. Ele afirmou que a atividade também serve para coibir trotes. “Com esse tipo de treinamento as pessoas podem ver o quanto temos que mobilizar para salvar uma vida”, finalizou.

Nesta quarta-feira (24) a Semana do Trânsito prosseguiu com sua programação. Uma passeata pela “Paz no Trânsito” foi realizada na Vila São Carlos. Ao todo, 70 alunos da Escola Municipal Prefeito Benedito Barbosa de Moraes participaram do evento. Eles fizeram uma concentração e uma blitz educativa na Rua Tocantins, no Largo da Feira. No local foi distribuído material educativo para os motoristas.

23-09-14 Simiulado Bombeiros Transito - Osvaldo Birke (4)

Relacionadas

Leave a Comment