9 dicas para evitar o mau hálito

mau-hálitoO mau hálito é um dos problemas mais desagradáveis de saúde bocal, tanto para quem sofre desse mal quanto para quem convive com alguém com o problema. O mal hálito, também conhecido como halitose é quando um odor desagradável é exalado através da boca durante a respiração, mas existe solução.

Confira a seguir 9 dicas simples para evitar ou amenizar esse problema :

Se alimente bem pela manhã

Quando ficamos mais de 4 horas sem se alimentar, o nosso organismo passa a consumir os ácidos graxos, que ficam reservados em nosso corpo, e o seu odor não é nada agradável quando exalado pela respiração. Por esse motivo quase sempre acordamos com famoso “bafo”, pois passamos a noite inteira sem alimentação.

Tome muita água

Tomar bastante água durante o dia é um hábito do qual devemos ter, pois ela é responsável por melhorar tudo em nosso organismo, e quando a boca está constantemente molhada, é evitado o ressecamento bucal, um dos fatores que geram a halitose.

Escove os dentes depois das refeições

Você sabia que 90% dos casos de mau hálito é por falta de higiene bocal ?. Não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir (já que é no período da noite que as bactérias têm mais tempo para agir).

Faça a higiene da sua língua

Aquela camada amarelada que forma em sua língua, principalmente na parte de trás, é chamada de saburra lingual, ela é composta por restos de alimentos, bactérias, muco salivares, e isso faz com que a sua boca feda. Escove a língua ou faça o uso de aparelhos próprios para a limpeza da língua.

 

Fio dental

No Brasil pouca gente usa o fio dental, mas não pule o fio dental. O gosto ruim na boca pode vir, muitas vezes, da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro. Passe fio dental ao menos uma vez ao dia (ou mais, dependendo do que o seu dentista recomendar).

Evite fumar e bebidas alcoólicas

O hálito de quem fuma e o de quem bebe é diferente, porém ambos são fedidos e as vezes insuportáveis. Além de prejudicar a sua saúde do organismo e bucal.

Não use enxaguantes que contenham álcool

Enxaguantes bucais que possuem álcool em sua composição, desidratam os tecidos da sua boca e língua, descamando e aumentando a possibilidade de ter mau hálito.

Evite café e alimentos com cheiro forte

O café pode criar uma espécie de “cobertura” na sua língua, o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias (as maiores culpadas pelo mau hálito). Evite também o consumo de cebola, pimenta, alho e outros alimentos que tem um cheiro forte, pois eles irão impregnar sua boca. Quando consumidos, escove os dentes e a língua logo após.

Estimule a salivação bucal

Quando estamos com bastante saliva na boca, o mau hálito é afastado. Você poderá estimular a produção comendo frutas cítricas e temperar a sua salada com vinagre. E outra dica é masque chiclete (sem açúcar). A ajuda não vem (só) do sabor artificial do chiclete, mas sim do aumento de produção de saliva. Como a boca seca é uma das principais causas do mau hálito, mantê-la úmida ajuda a reduzi-lo na maioria dos casos.

Essas dicas são para ajudar a amenizar e evitar o mau hálito, mas ir no dentista deve ser algo corriqueiro, não apenas quando temos alguma dor de dente, você pode frequentar o dentista de 6 em 6 meses, ou seja apenas 2 vezes ao ano, para lhe ajudar na sua saúde bocal

Relacionadas

Leave a Comment