Crescendo Sorrindo atende 420 alunos de escolas de tempo integral

Crescendo Sorrindo - Rogério Telatin (3)Iniciou este mês no Sistema Municipal de Ensino o Projeto Crescendo Sorrindo uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, (Semecti), e a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo deste trabalho é estimular entre os alunos a prática de hábitos saudáveis de escovação dos dentes. Neste primeiro momento foram beneficiadas as escolas de Educação Integral: EM. Ver. Augusto dos Santos, EM. Village, EM. Pref. Benedito Barbosa de Moraes e EM. Vice-Pref. Alfredo Gonçalves F. da Silva. O projeto tem como finalidade orientar os alunos de forma educativa e lúdica sobre os cuidados para manter a dentição e boca saudáveis. A proposta é difundir os procedimentos para uma higiene bucal de qualidade.

Crescendo Sorrindo atende 420 alunos de escolas de tempo integral - Foto: Rogério Telatin
Crescendo Sorrindo atende 420 alunos de escolas de tempo integral – Foto: Rogério Telatin

As professoras Tatiane de Souza Tavares e Fernanda Almeida Biserra do Departamento de Coordenação Pedagógica da Semecti ensinaram a maneira correta das crianças escovarem os dentes e de como usar o fio dental. Com bonecos, fantoches, dentadura e escovas gigantes contaram histórias, fizeram dramatizações e mostraram a forma adequada de segurar a escova, colocar a pasta e iniciar a escovação em cada dente, também falaram sobre a importância da mastigação correta.  As docentes explicaram a diferença entre os alimentos amigos dos dentes e os inimigos, chamaram a atenção para o consumo de doces: “após ingerir balas, bolos, bombons e outras guloseimas os dentes devem ser escovados imediatamente”. Cerca de 420 crianças receberam o kit do projeto, doado pela Secretaria Municipal de Saúde, contento os seguintes itens: sabonete, escova, creme dental e fio dental.

Crescendo Sorrindo - Rogério Telatin (4)

Para Tatiane e Fernanda este trabalho nas escolas faz com que não só as crianças sejam beneficiadas, mas, também, toda a família, pois os alunos multiplicam este aprendizado em casa. “Ensinar as crianças como escovar os dentes exige paciência e muita criatividade, mas por mais trabalhosa que a tarefa seja os pais precisam motivar os filhos”, explicam. Durante a contação de história foi trabalhada a importância de escovar os dentes após cada refeição a fim de evitar cáries.

“É fundamental a escola trabalhar a escovação com os alunos e compartilhar com os pais esse processo, esclarecer que a família tem papel fundamental para que o hábito de escovar os dentes construa na criança a sua autonomia com seus próprios zelos pela higiene. A limpeza bucal deve ser um exercício prazeroso, muito importante nessa fase de troca da dentição”, comentou a secretária da Semecti, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha.

Relacionadas

Leave a Comment