Governador de San Martín no Peru diz que UPA de Itaquá é referência internacional em qualidade de atendimento à Saúde.

Governador regional de San Martín, no Peru, garante que Unidade será utilizada como modelo em todo o país.
Governador regional de San Martín, no Peru, garante que Unidade será utilizada como modelo em todo o país.

Após ser indicada como modelo em qualidade de atendimento à Saúde pelo presidente da Sociedade Peruana de Cardiologia, Dr. Juan Vlásica Carlos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaquaquecetuba voltou a atrair a atenção de autoridades peruanas.

No último dia 27, a Unidade – que é administrada pelo Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase) – recebeu a visita do governador regional de San Martín, no Peru, Dr. Víctor Noriega Reategui. Acompanhado do assessor de governo da região de Loreto, Jorge Luis Barboza, Dr. Victor esteve em Itaquá para conhecer de perto o funcionamento da UPA, que com apenas seis meses de funcionamento já atendeu mais de 100 mil pessoas.

Eleito em outubro de 2014, Dr. Victor é médico e assumiu o governo de San Martín no dia 1º de janeiro de 2015. “A Saúde será, sem dúvida, uma das grandes prioridades de nossa Administração. Viemos para o Brasil para conhecer um sistema de atendimento que tem trazido excelentes resultados para a cidade de Itaquaquecetuba e para toda a região. Hoje, retornamos para o Peru com ótimas referências”, afirmou o governador.

Ainda de acordo com o médico, a Unidade de Itaquá se destaca pela organização e pela qualidade do atendimento prestado ao cidadão. “Em San Martín temos uma imensa demanda de pacientes insatisfeitos com os serviços públicos. Aqui, pudemos notar uma perfeita organização, o que colabora diretamente para a excelência do atendimento e, consequentemente, vemos a satisfação dos pacientes”, afirmou.

Governador regional de San Marti?n/ Peru. Dr. Juan Vlásica Carlos. Foto: Prefeitura de Valinhos
Governador regional de San Marti?n/ Peru. Dr. Juan Vlásica Carlos. Foto: Prefeitura de Valinhos

O laboratório próprio, instalado dentro da Unidade, também foi alvo de elogios por parte das autoridades. “A rapidez na entrega dos resultados dos exames colabora para a eficiência do atendimento. Vemos que aqui, apesar do grande fluxo de pacientes, tudo é realizado com muita agilidade”, ressaltou Dr. Victor.

Outro ponto de destaque, de acordo com o governador, é o sistema informatizado, que permite total controle de dados. “O sistema que vimos em funcionamento permite que o gestor tenha total controle das informações dos atendimentos realizados nas unidades de Saúde. Esses indicadores são essenciais para a tomada de decisões e colaboram diretamente para a melhoria da qualidade dos serviços, assim como para a utilização adequada dos recursos públicos”, afirmou.

O Dr. Juan Vlásica Carlos esteve no mesmo dia em Valinho e disse o mesmo da cidade. Leia a matéria no site da prefeitura.

Modelo – Ainda durante a visita, o governador de San Martín destacou que diversas regiões do Peru têm sofrido com a falta de estrutura nas unidades de atendimento à Saúde e que o modelo visto no Brasil será utilizado como referência em seu país.

“Viemos ao Brasil em busca de referências e neste município encontramos um modelo que tem trazido excelentes resultados. Tudo que vi aqui será transmitido ao governador da região de Loreto, para que em conjunto possamos implementar este modelo de atendimento não apenas em nossas regiões, mas por todo o país, pois são resultados extremamente exitosos e que beneficiam tremendamente a população. Creio que assim, considerando as adaptações necessárias para a nossa cultura, poderemos resolver os grandes problemas relacionados ao atendimento público de Saúde no Peru”, declarou.

UPA Sadako Sedoguchi – Inaugurada em 18 de maio de 2014, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaquaquecetuba está localizada no Jardim Caiuby e conta com cinco clínicos, três pediatras, um ortopedista e um cirurgião que atuam 24 horas por dia. A Unidade possui 13 leitos de observação, raio-x digital e laboratório próprio.

Relacionadas

Leave a Comment