Prefeitura distribuirá preservativos no Carnaval

São aproximadamente 16 mil “camisinhas” para serem distribuídas a cada ação. Foto: Jucelio Salvador
São aproximadamente 16 mil “camisinhas” para serem distribuídas a cada ação. Foto: Jucelio Salvador

A Prefeitura do Município de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres segue com a campanha “Mulheres contra a Aids”. Depois de ficar uma semana no Tabelião Del Guércio – Cartório de Notas e Protesto, o display com uma grande escala de preservativos masculino será levado para Av. Presidente Trancredo Neves – Bairro da Estação, nos dias 14 e 15, durante a folia de Carnaval.

A iniciativa faz parte de uma nova estratégia para ofertar proteção para homens e mulheres fora dos serviços de saúde.  São aproximadamente 16 mil “camisinhas” para serem distribuídas a cada ação. “Falar sobre sexo é algo que deixa muitas pessoas envergonhadas e a campanha propõe que os órgãos públicos não só formem opiniões, como mostrem a importância de se discutir esse tema e abordar questões como a prevenção. Acho que tivemos um retorno bem positivo da ação no cartório”, comentou o Tabelião de Notas de Protesto de Itaquaquecetuba, Arthur Del Guércio Neto.

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres segue com a campanha “Mulheres contra a Aids” Foto: Jucelio Salvador
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres segue com a campanha “Mulheres contra a Aids” Foto: Jucelio Salvador

Um levantamento do Ministério da Saúde revela que em 1987, quando começou a pesquisa com mulheres, a proporção era de 14 homens para uma mulher com AIDS. Hoje a cada dois homens, uma mulher é infectada.

Com base nessa realidade, a secretária de Políticas para Mulheres, Fabiana Cunha Fernandes da Costa explicou no lançamento da campanha a escolha do tema e a importância da mulher no enfrentamento a doença.

“Nós, mulheres, que nos amamos, que valorizamos nossa vida, conscientes da nossa responsabilidade enquanto mães, profissionais, chefes de família, sabemos o quanto é importante vivenciar nossa sexualidade com prevenção e auto-cuidado, para continuarmos saudáveis, para assim bem assumir nossos papéis na sociedade, preservando a nós e aos nossos parceiros”.

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde – através da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializado em HIV/DST/AIDS, e deve a campanha atingirá também o saguão de serviços da Prefeitura, supermercados da cidade, as estações de trem, além de grandes eventos durante o ano inteiro.

 

Programação

 

Dias 14 e 15 de fevereiro

Carnaval – Av. Presidente Trancredo Neves

Dias 19 e 20 de fevereiro

Hall de Entrada da Prefeitura

De 23 a 27 de fevereiro

Cartório de Registro Civil

De 09 a 13 de março

Banco do Povo

De 18 a 25 de março

Estação Itaquaquecetuba

De 26 de março a 2 de abril

Estação Eng. Manoel Feio

Relacionadas

Leave a Comment