Prefeitura e Fundo Social realizam “1º Encontro de Gestantes”

gestante2

A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, e o Fundo Social de Solidariedade vão promover o “1º Encontro de Gestantes” do município. O projeto “Nascer Feliz” será realizado com o apoio da Secretaria de Saúde e prevê palestras mensais com especialistas, visando a orientação das futuras mamães sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gestação, amamentação e ainda o planejamento familiar. Além disso, haverá atendimentos com assistente social e advogada. Num primeiro momento a iniciativa vai ser desenvolvida com cerca de 100 grávidas, em situação de vulnerabilidade social, que recebem atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marengo.

As ações terão início no dia 29, às 11 horas, com abertura de cadastros para as gestantes. É importante destacar que o encontro é voltado exclusivamente para as grávidas que já estão fazendo o pré-natal na unidade do Parque Marengo e estão entre o quinto e oitavo mês de gestação. No entanto, todas as gestantes interessadas podem participar das palestras.

O projeto “Nascer Feliz”, através de apoio, orientação, informações e oferta de cuidados, tem por objetivo dar uma melhor condição de vida à mulher, durante o período da gestação, quando se encontra mais fragilizada e vulnerável emocionalmente. “Outra ação do projeto é oferecer acolhimento e melhores condições de vida, no sentido amplo, ao novo itaquaquecetubense que está chegando ao mundo”, explica a secretária de Políticas para Mulheres, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa.

As gestantes – entre o quinto e oitavo mês apenas – que participarem de todas as palestras receberão no encerramento do encontro um enxoval para o bebê, que inclui cobertor, casaquinhos, fraldas, travesseiro, entre outros itens para recém-nascidos. A expectativa da gestão municipal é ampliar o projeto para as demais UBS’s da cidade já no próximo ano.

Relacionadas

Leave a Comment