Prefeitura realiza campanha de prevenção da dengue

Combate Dengue Zoonoses (3)

A Prefeitura de Itaquaquecetuba está intensificando as ações contra a dengue em locais de grande circulação de pessoas, como estações de trem, hospitais, igrejas e escolas. A preocupação se justifica porque esta é a época do ano que a população de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da doença, aumenta muito nas grandes cidades.

A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Jannette Tournour, explica que nos meses de janeiro, fevereiro e março os mosquitos encontram os dois elementos que precisam para se reproduzir: calor e água (das chuvas). “As fêmeas depositam seus ovos em locais onde há acúmulo de água. Com as altas temperaturas eles se desenvolvem e, em uma semana, se transformam em mosquitos adultos”, alerta.

Por isso a Prefeitura aumentou as ações de prevenção. Todos os dias equipes da Divisão de Zoonoses vistoriam um local considerado Imóvel Especial. Entram nessa classificação todos os estabelecimentos – privados e públicos – onde há grande circulação de pessoas. Ontem, por exemplo, os técnicos da Zoonoses estiveram na estação de trem Aracaré. “Priorizamos esses locais por uma questão de lógica: o risco de transmissão é muito maior”, afirmou Jannette.

Outra prioridade da Prefeitura é investir em campanhas de conscientização. A coordenadora da Zoonoses ressaltou que é fundamental que cada munícipe faça sua parte. A preocupação é sempre evitar o acúmulo de água. “Cada residência tem que fazer sua parte e combater o mosquito”, disse Jannette.

Relacionadas

Leave a Comment