Programa Estadual elege Itaqua como cenário de novas ações de prevenção das DST/aids

09-aids_maior_0

O Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo está desenvolvendo o projeto Prevenção às DST/Aids em Contextos de Vulnerabilidade com o objetivo de criar e implantar estratégias inovadoras para enfrentar as DST/Aids nas comunidades carentes. Para isso, utiliza como referência o IPRS – Índice Paulista de Responsabilidade Social, para definição do município de Itaquaquecetuba como objeto do trabalho piloto. O IPRS agrega os municípios com baixos níveis de riqueza e indicadores de longevidade e escolaridade insatisfatórios.

Um dos focos do projeto do Programa Estadual é o alcance de comunidades carentes nas ações de prevenção das DST/aids, principalmente as que se referem à ampliação de acesso ao preservativo e ao gel lubrificante para as populações mais expostas à infecção pelo HIV e outras DST. Ou seja, a disponibilização de insumos nos locais de encontro de gays, travestis, profissionais do sexo, pessoas que estão em uso de drogas e adolescentes.

Pelas características sociais, o bairro Parque Piratininga foi eleito para acolher inicialmente as ações do projeto. Como o projeto é dinâmico e tem grande alcance na comunidade, desde março de 2013 está sendo construída uma rede de cooperação comunitária. Atualmente fazem parte desta rede integrada: serviço de saúde, escola, associação amigos de bairro, comerciantes e moradores.

Para compartilhar o sucesso desta estratégia, o Programa Estadual fará nesse sábado (23), das 13 h às 17h, na Escola Parque Piratininga III – Rua Joaquim Serra, 98 – Parque Piratininga/Itaquaquecetuba o 1º Encontro Juntos na Prevenção das DST/Aids. Na reunião, será apresentado o vídeo com a participação da comunidade, o mapa on-line das Estações de Prevenção das DST/Aids do Parque Piratininga e haverá a entrega de certificação de parceria. O PE-DST/Aids junto com o Programa Municipal de DST/Aids de Itaquaquecetuba estarão reconhecendo publicamente o esforço de cada parceiro na luta contra a aids.

 

 

Fonte: Programa Estadual de DST/Aids SP

Relacionadas

Leave a Comment